Ipad

Ebook GRATUITO:
"Gestão de Obras - 8 Estratégias Eficientes e Lucrativas"

PARA BAIXAR O EBOOK CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO:

Oportunidades na Engenharia Civil: Impermeabilizações 

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Há muitas maneiras de economizar em uma obra... reduza transportes, seja firme no controle da quantidade de materiais, não tolere retrabalho...
Mas NUNCA queira economizar em impermeabilização! Quando você faz isso, escolheu muito mal onde agir, perdeu a visão estratégica do negócio e pode até economizar durante a obra, mas é quase certo que vai gastar muita grana depois com reparos no pós obra. É exatamente aqui que surge uma grande oportunidade de trabalho na engenharia.

Oportunidades na Engenharia Civil: Vistoria de Imóveis

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Se tem uma coisa que todo profissional precisa aprender é que ninguém vai nos oferecer um bela oportunidade de trabalho. Nós é que precisamos criar a oportunidade. E como você cria a sua oportunidade? Comece pensando no público que sua profissão atende. Engenheiro civil atende usuário de edificação. Agora pense que um nicho específico desse público é o usuário da edificação residencial. É a pessoa ou família que comprou uma casa ou apartamento que foi construído por uma empresa construtora. Pensando nesse cliente, você sabe que vai chegar o dia em que a obra fica pronta e será entregue. E aqui você descobre uma oportunidade de atuar de maneira diferente.

Vigas invertidas são difíceis de executar?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
O maior desafio na execução de uma obra é justamente pensar nas questões executivas desde o momento de projeto. O engenheiro responsável precisa ajudar sua equipe a conduzir as tarefas no canteiro, buscar maneiras de organizar a rotina diária e enxergar junto as dificuldades. Somente assim você percebe o que surge de dúvida e de dificuldade para seguir um projeto. Neste post quero trazer uma questão técnica encarada por muitos como um grande desafio. As vigas invertidas! Mas...será mesmo que elas são difíceis de se executar???

Oportunidade de trabalho BEM NA SUA CARA!

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Sabe quando você era jovem, procurava uma comida no armário da cozinha, não encontrava e aí sua mãe chegava e achava na hora e te mostrava que aquilo estava BEM NA SUA CARA?! Pois é essa mesma sensação que você pode sentir ao ler este meu novo artigo no qual eu falo sobre uma oportunidade de trabalho para engenheiros e arquitetos que quase nunca é vista e por isso mesmo é pouco explorada.

Engenheiros não sabem liderar?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Se você é engenheiro civil sabe que o curso de graduação e depois a vida profissional fazem do engenheiro um profissional diferenciado pela capacidade de análise crítica, desenvolvimento de tecnologia, raciocínio lógico e organização de dados, sendo em geral um horizonte bastante amplo. Porém o conhecimento técnico é somente uma parcela do que se precisa para atuar em um ambiente de trabalho conduzindo centenas de funcionários e várias frentes de trabalho, por exemplo. E aí a grande questão é: será que engenheiros sabem liderar?

Como fechar mais contratos na engenharia

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
O engenheiro civil ou o arquiteto precisam entender que o produto do seu trabalho não é a edificação ou o imóvel, no sentido técnico e frio da palavra. Nós vendemos valor emocional. A solução para aquele cliente cheio de expectativas com a casa, o escritório, a loja, a sede da empresa...Porém não aprendemos a lidar com estas situações em momento algum durante a graduação.

6 Erros Comuns nos Orçamentos de Obras

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Uma das maiores dificuldades na condução de um empreendimento da construção civil é fazer com que os custos reais sejam compatíveis com os custos previstos na fase de orçamentação. Compilei aqui para você 6 erros muito frequentes no processo de orçamentação. Fique atento para evitá-los. Orçamentos corretos são o primeiro passo para o sucesso financeiro da sua obra.

8 Oportunidades de trabalho para o engenheiro civil

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Quem nunca passou por uma crise econômica no Brasil? Crises são períodos marcados por demissão, falências, desemprego, contenção de gastos...
Porém, eu gosto de falar que ser engenheiro civil nos momentos de crise é motivo de alívio. Isso porque na minha opinião, a engenharia civil é uma das profissões que mais te abre portas, com maior variedade de atuação. Neste POST eu apresento 8 oportunidades de trabalho para nós engenheiros que podem ser uma ótima saída em momentos de crise!

Quantos engenheiros existem dentro de você?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Em vários momentos durante nossas vidas passamos por fases das quais identificamos mais de uma personalidade morando dentro da gente simultaneamente. Falando assim pode parecer estranho, mas eu tenho certeza que você, assim como eu, passa por isso constantemente, mais até do que você imagina. Esta situação nos gera conflitos internos que requer muita sabedoria para administrar. Porém, o primeiro passo antes de mais nada sempre é identificar a quantidade de personalidades internas. E aí, quantos engenheiros existem dentro de você?

Como escrever um bom e-mail para uma entrevista de emprego

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
A maioria dos engenheiros acreditam que apenas ser bom em exatas e raciocínio lógico já basta, afinal, estas são as habilidades mais cobradas no vestibular para ser aprovado na universidade, correto? Porém, além destas habilidades o engenheiro civil precisa escrever bem também!
A habilidade de escrever bem coloca qualquer pessoa, de qualquer profissão, em uma posição de extrema vantagem no mercado. Neste este artigo eu  te mostro com fatos esse meu raciocínio de que se você escrever bem, você cruza a linha de chegada com graaaande vantagem.

Quanto cobrar para executar uma obra?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Quando um cliente te procura para que você execute uma obra, uma das primeiras providências é que você faça o orçamento da obra em questão. Muitas vezes, nessa fase existe apenas o projeto arquitetônico, por isso o orçamento em si já fica bastante sujeito a erros por falta de precisão. Quando terminar o orçamento, há mais alguns parâmetros a considerar antes de apresentar o valor para o cliente. Veja quais são todos estes parâmetros e saiba como calcular o preço final para o seu cliente.

+ Leia mais

O que é ESCOPO DE OBRA e porque você precisa dominar! 

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Escopo é um conceito muito importante na gestão de projetos para que haja uma previsão realista de custos e prazos. Porém, o que para muitos engenheiros parece ser um conhecimento bem básico, muitas vezes não é! E aí, será que você domina este conceito???

Como controlar os serviços da obra e evitar atrasos?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Muitos engenheiros preferem apenas ir resolvendo os problemas conforme eles aparecem na obra. O fato é que muitos destes imprevistos podem ser detectados e evitados utilizando uma ferramenta simples de monitoramento da evolução da obra.

4 Competências que TODO engenheiro precisa desenvolver

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Saber projetar, representar o projeto, decidir entre alternativas técnicas, escolher materiais, calcular custos e prazos parece ser o suficiente para se destacar no mercado, mas NÃO é! Falta saber usar estes conhecimentos diante da concorrência e para isso é fundamental o engenheiro desenvolver competências exigidas pelo mercado, mas que não são aprendidas na graduação.

Por que uma pós graduação pode ajudar na sua carreira?

Escrito por Wanessa Fazinga

Exemplo de imagem
Ter um diploma de curso superior significa que você é um privilegiado e está em posição favorável no mercado de trabalho? Definitivamente não! Na prática este é o mais básico dos requisitos para um bom emprego e é aí que muita gente se pergunta se a saída é buscar uma pós graduação.